5 dicas para cuidar de cachorros recém-nascidos

Publicado originalmente em 06/10/2016*

Os cachorros recém-nascidos precisam receber cuidados especiais em relação à alimentação, higiene, temperatura etc, por isso selecionamos para você 5 dicas para cuidar de cachorros recém-nascidos.


Você sabia que o tratamento nos primeiros momentos pode influenciar no futuro do cão? Os três primeiros meses são muito importantes na vida de um cachorrinho. Isso porque o desenvolvimento do cérebro dele relaciona-se com as experiências vividas com outros animais e seres humanos. Dessa forma, quanto mais experiências o seu amigo de quatro patas viver, mais desenvolvido será o cérebro dele.
Além disso, é importante incentivar o bichinho a explorar o ambiente onde vive. Ficou curioso?

Confia abaixo 5 dicas para cuidar de cachorros recém-nascidos:

1. Temperatura
O filhote não consegue regular a temperatura corporal até a terceira semana. Caso a mamãe esteja por perto, ela irá aquecê-lo. Porém, se não estiver, é importante que o dono use uma manta ou cobertor para esquentá-lo. A temperatura ideal é de 25 graus.
2. Alimentação
Durante as quatro semanas de vida, o dono deve dar ao cachorro biberões, uma espécie de mamadeira, de leite inteiros a cada duas ou três horas. O ideal é que os filhotes sejam desmamados com 45 dias. Depois desse período, eles já podem se alimentar com uma “papinha desmame” 4 x ao dia. Se, por algum motivo, os cachorrinhos não puderem mais mamar na mãe, o dono deve dar leite 4 x ao dia.


3. Higiene
O cachorro recém-nascido vai precisar ser estimulado para fazer as suas necessidades – tanto fezes quanto urina. A mãe de quatro patas iria fazer, mas, na sua ausência, o seu dono terá que assumir esse papel. É algo muito simples: pegue um chumaço de algodão e esfregue suavemente pelo ânus e pelas genitais do bichinho.
4. Visão
Os filhotes costumam abrir os olhos por volta dos 10 a 14 dias de vida, mas só conseguem distinguir profundidade e distância com nitidez aos 3 meses. Recomendamos que seja evitada a luz direta nos olhos dos filhotes até as 4 semanas.
5. Medicação
Caso o cão não tenha nenhum problema de saúde, o único medicamento que ele deve tomar é um antiparasitário na terceira semana de vida. Procure o seu veterinário para que ele recomende o melhor remédio para o seu cãozinho

Se você tiver alguma dúvida, escreva pra gente. Teremos prazer em te ajudar!

E se você também é apaixonado por animais como a gente, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos!
Até o próximo post!

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *