Por que os cachorros uivam?

Cacho

Por que os cachorros uivam? 

O uivo é uma ferramenta de comunicação bastante popular que costuma ser usada pelo animal quando não há contato visual. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quando um cão uiva, ele não está sentindo dor necessariamente. Esse ato possui diferentes significados, um deles é que como o som pode ser ouvido a quilômetros de distância, serve para localizar e reunir outros cachorros.

Além disso, é comum os pets apresentarem esse comportamento quando há uma cadela no cio por perto. Nesse caso, o uivo é uma forma de chamar a atenção da fêmea com objetivo de procriar. Machos distantes podem ser atraídos pelo cheiro dela, que se espalha pelo vento, criando uma espécie de sinfonia de uivos. Muitas vezes o bichinho uiva para demonstrar tédio, solidão, frustração ou saudade.

História

O comportamento foi herdados dos lobos. Na alcateia, esse animal usa o recurso, com mais frequência que os cães, para se comunicar com outros componentes do grupo. Por conta do timbre agudo e prolongado, o uivo consegue alcançar longas distâncias. O animal é capaz de reconhecer o uivo de seus companheiros e, por isso, consegue identificar pelo som se existem possíveis inimigos por perto e já se preparam para se defender de qualquer ataque.

 

Raças que uivam mais

Os cães das raças Husky Siberiano, Samoieda e Malamute do Alaska apresentam esse comportamento com mais frequência.

Como lidar com cães que uivam frequentemente?

Caso o bichinho esteja usando essa ferramenta com muita frequência, os donos devem tomar alguns cuidados. Existem algumas medidas que podem reduzir a quantidade de uivos.
 
1- Realizar atividade física regularmente.
2- Incentivar o cão a brincar no dia a dia.
3- Ensinar comandos para o cão.
 

Se ficou com alguma dúvida, escreve para gente nos comentários!

Tudo o que você precisa saber sobre o sono do seu cachorro.

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos! 

Até a próxima!
Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *