Por que cachorros lambem os pés das pessoas?

Por que cachorros lambem os pés das pessoas?

Por que cachorros lambem os pés das pessoas?

Os cães podem apresentar algumas posturas curiosas no dia a dia. Gostar de lamber os dedos dos pés das pessoas, mesmo que eles estejam sujos, não é algo incomum na rotina deles. Esse hábito pode ter diversos significados. A Bichos & Caprichos compartilha com você alguns motivos.

Por que lamber?

A ação é útil para o animal coletar informações, comunicar-se e até mesmo liberar hormônios que promovem bem-estar, como a endorfina. Além disso, as mães podem fazer isso para limpar seus filhotes, ajudá-los a respirar ou estimular a digestão. Em alguns momentos, os filhotes podem lamber o rosto de suas mães para demonstrar submissão.

E por que os pés?

Existem diversas razões para isso, mas as principais são as seguintes:

Amor

Essa mania é uma forma do bichinho de estimação mostrar cuidado e amor. Além de melhorar a "aparência" do dono, deixando-o mais arrumado, o ato pode ser entendido como uma maneira do animal demonstrar seu afeto.

Submissão

Ao lamber os pés da pessoa, o cão pode expressar obediência e subordinação.

Acalmar

Como dissemos anterioemente, a lambida estimula a produção de hormônios - inclusive a endorfina - nos animais, por isso, em situações de tensão e estresse, os cachorros podem fazer isso para se acalmar.
Gostou das dicas? Se ficou com alguma dúvida, escreve para gente nos comentários!
Saiba quando seu cão sente dor. 

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos! 

Até a próxima!
Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *