Gatos e crianças: dúvidas sobre esta relação

Ter animais de estimação em casa pode trazer muitos benefícios para a saúde da família. Reduzir o estresse e fortalecer o sistema imunológico são exemplos. Apesar disso, muitos pais ainda ficam inseguros em relação aos gatos. Pensando nisso, a Bichos & Caprichos preparou este post para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto!

 do-animals-go-to-heaven__hero

Gatos e crianças: dúvidas sobre esta relação

1. Alergias

Algumas pessoas acreditam que os felinos podem provocar alergias nas crianças. Mas especialistas dizem que o contato constante com esse bichinho de estimação favorece a criação de anticorpos.

Vale destacar que é possível ter uma alergia nos primeiros contatos. Porém, a longo prazo, os gatos podem tornar seu organismo mais resistente.

2. Rinite, sinusite e asma

Isso também vale para a rinite, a sinusite e asma. A vivência com os felinos ajudam na formação de anticorpos.

É importante ressaltar que o organismo de algumas pessoas tem uma predisposição a desenvolver essas doenças. Não necessariamente o pet irá causar. Outros fatores devem ser levados em consideração, como clima, infecções virais, poeira, medicamentos e fatores emocionais.

3. Eles podem se machucar?

Alguns felinos podem ser mais ariscos, principalmente quando se sentem ameaçados. Para evitar incidentes graves, é fundamental ensinar o pequeno a respeitar o animal.
 
Para que seja uma feliz experiência adotar um gato, os pais devem ensinar a criança a como cuidar do bichano. Ela não deve enxergá-lo apenas como um brinquedo, que ela pode puxar o rabo ou fazer brincadeiras que machuquem.
 

4. Responsabilidade

Ter um bichano em casa é fundamental para estimular o sentimento de responsabilidade nos mais novos. Com isso, eles tendem a se tornar adultos mais comprometidos com suas tarefas. Transmitir a ideia de respeito e amor pelos animais também transforma as crianças em adultos melhores.

Conheça 5 grandes motivos para ter um bichinho de estimação em casa.
Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos!

Até a próxima!
Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *