Dicas essenciais para prevenir seu pet de doenças

É muito importante se preocupar sempre com a saúde do seu cachorro ou gato, por isso reunimos dicas essenciais para prevenir seu pet de doenças. Com essas dicas, eles podem viver por mais tempo e com mais qualidade de vida.

Confira abaixo as dicas essenciais para prevenir seu pet de doenças e proporcionar a ele uma vida longa e saudável.

Dicas essenciais para prevenir seu pet de doenças

Manter as vacinas sempre em em dia

Para seu pet ficar saudável é fundamental organizar quais vacinas e doses ele precisa receber ao longo da vida. Com isso, você evitará que ele tenha diversas doenças.
Guarde a carteirinha de vacinação dele em um local que você se lembre depois, ou se achar mais prático, você pode elaborar um modelo virtual ou tirar uma foto da carteirinha sempre que ela for atualizada. Assim, você terá acesso mais fácil e não correrá o risco de perdê-la.

Usar preventivos para pulgas e carrapatos

As pulgas e os carrapatos podem fazer muito mal para o seu animal de estimação, podendo causar fortes coceiras, febre e bolhas na pele. E não só os pets sofrem com isso, a sua família também. É importante tomar cuidado para que pulgas e carrapatos não proliferem pela casa. Existem vários métodos no mercado para evitar e combater pulgas e carrapatos. Veja aqui dicas para livrar seu bichinho. Caso você permaneça com dúvidas de como tratar pulgas e carrapatos, procure um veterinário de confiança para te orientar.


Fazer uso de vermífugos

A maioria das infestações de vermes podem causar diversos sintomas. Podemos dizer que os mais comuns são vômito, diarréia e a perda de peso. Mas nem sempre estes sintomas aparecem, pois os vermes podem estar “dormentes” no corpo do seu pet. 

Você deve usar vermífugos para controlar os vermes intestinais e também o do coração, chamado Dirofilaria immitis, de acordo com a orientação de seu veterinário.


 Manter a saúde bucal em dia

Para manter a saúde bucal do seu pet,  escove os dentes dele com a pasta de dentes CET da Virbac, se possível 3 vezes por semana. Além disso, é importantíssimo agendar uma consulta para fazer uma limpeza dos dentes do seu cachorro ou gato, de acordo com a necessidade dele. 

Proporcionar alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada também é um fator fundamental para que o animal viva bem e pode previnir diversas doenças. É essencial que o pet coma a ração ideal para a sua idade e porte, em quantidades corretas.

Outra dica importante: existem alimentos que seu bichinho de estimação não pode comer de jeito nenhum, você precisa conhecer quais são para previnir que ele os coma. Para saber o que seu cachorro não pode comer, consulte aqui. Se você tem um gato, saiba quais alimentos evitar aqui.


Fazer check-up

Assim como os seres humanos, o animal também deve fazer check-up para verificar como anda a sua saúde, de tempos em tempos. Caso seu pet seja idoso, o check up deve ser anual. Nesse caso, ele deve fazer também um exame cardiológico.

Consulte um veterinário para que ele avalie seu animal de estimação e veja a melhor periodicidade para o check-up.

pexels-photo-110142

Tão importante quanto saber dicas essenciais para prevenir seu companheiro de doenças, é se preocupar com a segurança do seu bichinho, não é? Confira aqui dicas para não perder o seu pet.

Se você também é apaixonado por animais, curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos!

Até a próxima!

Bichos e Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *