Diabetes em cães: o que você precisa saber 

Diabetes em cães: o que você precisa saber 

A Diabetes é uma doença que pode trazer complicações bastante sérias para seres humanos, mas os animais também não ficam atrás. A cegueira e o aumento da demora da cicatrização de machucados simples são apenas alguns exemplos dessas complicações. Além disso, na prática, o distúrbio acontece porque existe uma redução da produção de insulina no pâncreas. Por causa disso, o organismo do cão deixa de transformar em energia toda a comida: parte vira glicose, que, sem insulina, não são absorvidas, fora das células.

Principais sintomas

– Sede excessiva.
– Perda de peso.
– Aumento de apetite.
– Cansaço.
– Formiga indo de encontro à urina do bichano é sinal de que há açúcar ali.

Causa

Diversos fatores podem influenciar no desenvolvimento da diabetes em cães, no entanto, os mais comuns são:
– Genética
– Má alimentação
– Imunomediados (O sistema imunológico do animal trabalha contra o pâncreas à medida que este tenta produzir insulina.)

Quem corre mais risco?

Cães de qualquer idade podem ter diabetes, mas a grande maioria tem entre 7 e 9 anos. Além disso, as fêmeas parecem estar em um grupo de maior risco. Algumas raças parecem também ser mais propensas: Samoyeds, Terriers Australianos, Schnauzers miniatura, Pugs, Poodles miniatura e toy. Cães que tiveram diversos episódios de pancreatite também podem ser mais propensos.

Tratamento

A diabetes não tem cura, mas tem controle. Se o animal for bem acompanhado pelo médico, poderá ter sim qualidade de vida. Alguns bichinhos de estimação devem receber injeções diárias de insulina. Em outros casos, no entanto, basta tomar cuidado com a alimentação e aumentar a prática de atividades físicas. É importante, independentemente da situação, consultar frequentemente o veterinário para que você ouça a opinião de um especialista sobre o caso do seu pet.
Se ficou com alguma dúvida, escreve para gente nos comentários!

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos! 

Até a próxima!
Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *