Cuidados essenciais com as unhas dos gatos

Cuidados essenciais com as unhas dos gatos

Cuidados essenciais com as unhas dos gatos

As unhas dos felinos são uma peça-chave para sua qualidade de vida, já que garantem a ele mobilidade e equilíbrio físico. Para manter sua saúde em dia, os donos devem ficar atentos ao crescimento de suas garras, para que elas não fiquem longas demais.

Devemos cortar as unhas dos felinos?

As unhas grandes crescem em formato curvo, o que aumenta a possibilidade da garra entrar na base das patinhas (coxim). Caso isso aconteça, o pet pode sentir muita dor e desconforto. Para que isso seja evitado, é importante que o veterinário sempre acompanhe seu animal de estimação e realize o procedimento de corte no consultório regularmente. Além disso, existem tesouras específicas para cortar as unhas dos felinos. Se você se sentir confiante, peça orientações para o veterinário e aprenda a cortar.

Arranhadores

Essa é outra dica para manter as garras do bichano com tamanho adequado. Além de ensinar seu gatinho a deixar de arranhar móveis, funciona como uma brincadeira para ele. 

Existem diferentes tipos de arranhadores no mercado. Na hora de comprar, procure por um que se adeque melhor ao tamanho do animal quando ele estiver em pé. A peça precisa ser firme, para que não amasse com o peso do pet, nem caia em cima do bichano. Se o seu gato não gostar de um modelo, experimente oferecer a ele um outro, até encontrar com qual ele se adapta melhor.

Protetores de unhas

O produto serve para encapar as garras dos bichanos. Até lembra uma unha postiça. É bastante útil, pois ajuda a proteger os móveis, além de evitar que eles arranhem as pessoas. É um acessório um pouco controverso. Alguns donos, não sentem muita segurança em usar.

Ele é produzido com material específico para os felinos e deve ser fixado nas garras com uma cola antialérgica, para que não cause problemas. No entanto, elas não substituem o corte de unhas. Afinal, a unha do seu gato continuará crescendo.

Ficou com alguma dúvida, escreve para gente nos comentários!

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos! 

Até a próxima!
Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *