Como fazer um gato feliz em apartamento

Como fazer um gato feliz em apartamento? Vamos lá, se você mora em um apartamento e está a procura de um bichinho de estimação, sua escolha poderá ser um gato por várias razões.

Os felinos são menores do que cachorros, são beeeem mais silenciosos (os vizinhos agradecem), são mais limpinhos e precisam de menos espaço para se satisfazerem.

Para quem mora em grandes cidades, os gatos não terem a oportunidade de sair para dar uma “voltinha” na rua acaba sendo um benefício e não um problema. Os perigos que existem nas ruas movimentadas podem machucá-los ou até levá-los a morte.

Se você ainda está na dúvida se um gato pode ser feliz em um apartamento, vamos te passar agora o passo a passo rumo a felicidade do felino em seu apartamento!

Como fazer um gato feliz em apartamento:

1) Telas

Gato tem instinto caçador, portanto ele pode pular de uma janela somente para tentar pegar um mosquito. Aconselha-se o uso de telas em sacadas e janelas para que seu gato não corra riscos. As telas podem ser encontradas para compra em valores acessíveis, são de fácil instalação e podem realmente salvar a vida do felino.

 

Como fazer um gato feliz em apartamento


2) Arranhadores

Todo mundo sabe que gatos adoram afiar as unhas arranhando, né? Se você não terá um quintal com troncos e afins para que seu gato arranhe, é importante dar a ele outro “meio” de saciar o seu desejo.

Para que ele não acabe deteriorando o seu sofá, existem arranhadores que podem ser comprados em pet shops. São acessórios específicos para que os gatos se divirtam sem estragar nenhum móvel da casa.


3) Caixa de areia

Alguns gatos que moram em casas acabam fazendo suas necessidades no quintal ou até mesmo na rua, mas os gatos em apartamento não têm para onde correr. É essencial que você tenha 2 caixas de areia para serem usadas por seu gato. Essas caixas também podem ser facilmente adquiridas em pet shops e existem modelos de preços baixos. É interessante que você tenha 2 caixas para que enquanto uma está sendo lavada, você possa disponibilizar a outra para o felino.
Quando a pessoa tem um gato em casa, acaba se acostumando com os cheiros, mas é inconveniente entrar em um apartamento e sentir um cheiro forte de urina ou fezes de animal, portanto é muito importante prestar atenção na higiene da caixa de areia.


4) Brinquedos

Gatos em apartamento têm menos locais para correr. Brinquedos são grandes aliados para estimular o gato a se exercitar e evitar a obesidade. Um bichano muito sedentário, além de engordar, também pode ter problemas mais sérios de saúde. Existem tipos variados de brinquedo que os gatos adoram brincar.

 

Como fazer um gato feliz em apartamento


5) Cama

Um miauzinho gostoso em uma cama fofinha e limpinha é o sonho de qualquer felino. Se você quer fazê-lo feliz, prepare uma caminha para ele. Pode ser uma caixa de papelão cortada com um cobertor fofinho e limpo e ele já estará satisfeito. Gatos não se importam com luxo, apenas querem conforto num espaço que seja específico para eles.

 

Como fazer um gato feliz em apartamento


6) Unhas

Como já falamos sobre os arranhadores, além deste acessório, é aconselhável aparar as pontinhas das unhas dos gatos com tesouras específicas para isso. Sempre tomando cuidado para não pegar na parte rosa da patinha.

As unhas podem ser aparadas pois como um bom morador de apartamento, o gato não precisará mais das garras afiadas para caçar. Unhas compridas também podem enroscar em cobertores, tecidos em geral e acabar machucando o felino.

 

Como fazer um gato feliz em apartamento


7) Grama

Os bichanos adoram mastigar um verdinho, o que também ajuda na digestão deles. Morar em apartamento não impede que eles possam ter esta regalia. Você pode plantar graminhas, que são encontradas facilmente em pet shops, em um vasinho e com isso fazer a alegria do seu gato!

 

Como fazer um gato feliz em apartamento


8) Vacinas

Apesar de não ter contato com as ruas, os gatos que moram em apartamento também devem tomar todas as vacinas para felinos normalmente. Consulte um veterinário de confiança para entender quais são as doses e vaciná-lo.


E aí? Curtiu o nosso guia para fazer um gato feliz em apartamento? Se você ainda estiver com alguma dúvida, escreva pra gente! Será um prazer te ajudar.

Sabe quais são as doenças mais comuns que acometem os gatos? Descubra aqui.

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos!

Até a próxima!

Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *