Como cuidar do seu pet no inverno

como cuidar do seu pet no inverno

Como cuidar do seu pet no inverno

O inverno demanda atenção e cuidados especiais em relação aos pets. Além do clima esfriar, a mudança de tempo tende a interferir na rotina dos bichinhos de estimação - o que pode causar estresse. O ideal é acompanhar a dieta ainda mais de perto neste período para identificar possíveis rejeições alimentares no dia a dia do cão ou do gato, por exemplo. É importante tentar perceber se o pet está apresentando algum comportamento diferente do habitual. Para facilitar sua vida, a Bichos & Caprichos apresenta pontos importantes para você observar. Atenção, caso o seu amigo de quatro patas seja idoso, o cuidado deve ser redobrado, já que eles tendem a sofrer mais com essa estação.

Dicas para cuidar do seu animal no inverno

1. Aquecer

Nessa época do ano, é comum os pets buscarem por cantinhos mais quentes. Por isso, é interessante ter camas, tapetes, mantas e roupinhas sempre à mão. A dica promove bem-estar para os animais. Porém, geralmente, os bichinhos com pelo curto têm a tendência de gostar mais desses itens.

2. Banhos

Busque evitar o choque térmico durante e após o banho. Recomendamos que a atividade seja realizada preferencialmente quando a temperatura não estiver muito baixa. Procure o melhor dia e horário. Além disso, após lavá-lo, aguarde alguns minutos no local e evite expor o pet ao vento.

3. Passeios

Os animais não devem parar de fazer atividades físicas por conta da mudança de estação. A prática promove diversos benefícios e é fundamental para que sua saúde esteja em dia. Para se precaver, o dono deve evitar o passeio em dias de chuva ou em horários de mais frio. Lembre-se que é possível usar roupas para aquecer o animal.

4. Doenças respiratórias

No inverno, os animais costumam apresentar um alto índice de doenças respiratórias. Por isso, cuidado redobrado em relação às vacinas! Não deixe nenhuma lacuna que possa deixar a saúde dele mais frágil.

5. Alimentação

Uma dieta balanceada é o ponto de partida para um corpo saudável. Então, fique atento aos alimentos ingeridos pelo seu animal e se ele está se mantendo hidratado. Nessa época do ano, alguns pets deixam de beber a quantidade de água necessária - o que pode se tornar um problema futuro.
 
Gostou das dicas? Se ficou com alguma dúvida, escreve para gente nos comentários!
Que tal dicas para cachorros e gatos conviverem bem na mesma casa?
 
Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos! 
Até a próxima!
Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *