Como cuidar de gatos idosos

Você sabe como cuidar de gatos idosos? Todos os animais merecem ser tratados com respeito e carinho, mas com o passar dos anos, alguns cuidados devem ser especiais.

A partir dos sete anos, os felinos podem ser considerados idosos. É importante ficar atento aos sintomas que vêm com a idade, como alimentação diferente e perda de peso. Doenças renais, artrite, problemas dentários, no fígado e no coração são comuns nessa fase. Mas não se preocupe: com o acompanhamento adequado, seu pet pode viver muito bem.

Confira abaixo as dicas que a Bichos & Caprichos separou para você.

Saiba agora como cuidar de gatos idosos.

 

Como cuidar de gatos idosos


Dieta

A alimentação do seu felino precisa de atenção em todas as fases da vida. Por serem carnívoros, eles precisam de nutrientes específicos, como taurina e ácidos araquidônicos. No caso de gatos idosos, esta atenção deve ser redobrada. Uma alimentação de qualidade pode fazer toda a diferença na saúde do seu gato. Existem rações que são específicas para gatos idosos.

Consulte um veterinário para saber qual a ração mais adequada para o seu pet e as porções que devem ser servidas. Além disso, deixe a comida e a água em lugares de fácil acesso, sem escadas ou barreiras no caminho para facilitar a vida do bichano.


Água

Os gatinhos mais velhos tendem a ter problemas urinários. Uma das formas de combater isso é a hidratação. Espalhe potinhos com água pela casa. Sempre que possível, incentive brincadeiras que possam fazê-lo se interessar em beber água.

Como cuidar de gatos idosos

 


Escovação

Os felinos sempre tão independentes na hora do banho, quando ficam mais velhos vão perdendo um pouco sua agilidade. Por isso, é importante que o dono dê uma mãozinha: escove seu gatinho diariamente para retirar os pelos soltos e evitar que se formem as bolas de pelos prejudiciais à sua saúde. A escovação também é ótima para estimular a circulação sanguínea do pet, deixando a sua pele mais saudável.


Temperatura

Os gatos idosos costumam sentir mais frio do que quando são novos. Para que ele se sinta mais confortável, mantenha sua cama com cobertores quentinhos e fofinhos. Ele vai adorar!


Exercícios

Não é porque o seu gatinho está mais velho que ele não vai querer brincar. Ele só vai estar diferente: não vai correr e pular como antes. Reserve um tempo diário para estimulá-lo com brinquedos interativos. É essencial que ele continue sempre se exercitando para manter as articulações saudáveis e o peso em dia.

Como cuidar de gatos idosos

 


Visita ao veterinário

Consultar o veterinário é muito importante em todos os momentos da vida do seu gato.

Quando idosos, os felinos precisam de atenção especial com a sua saúde. Fique sempre atento ao comportamento do seu gato, se ele está comendo normalmente, se emagreceu muito.

Não deixe de visitar seu veterinário para acompanhar a saúde do seu bichinho de perto. Recomenda-se que gatos idosos visitem o veterinário a cada 06 meses para a realização de exames e avaliação de sua condição física.

Os animais fazem um bem danado para a gente. Confira em 5 grandes motivos para ter um bichinho de estimação em casa.

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos!

Até a próxima!
Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *