Areia para gato: qual o melhor tipo?

areia-gato
 

Areia para gato: qual o melhor tipo?

A areia é um produto essencial para manter o seu gatinho limpo e confortável. Os felinos são muito indepentendes e costumam cuidar da sua higiene básica sozinhos, mas, para que ela seja efetiva, é necessário que os animais tenham uma caixa e areia de qualidade para fazerem suas necessidades. A areia é responsável por absorver a urina do bichano e, em alguns casos, abafar o odor exalado pelos dejetos.
 
Existem basicamente 5 tipos, que variam conforme o custo-benefício e o perfil do bichinho.
 

1. Comum

Uma opção bastante em conta. Porém, a areia comum não consegue mascarar o odor exalado. É recomendado que o dono limpe a caixa todas as vezes que seu animal de estimação fizer as necessidades.

2. Pedrinhas minerais

Essa opção costuma ter um valor mais em conta e não provocar alergia. No entanto, por não segurar o mau cheiro das necessidades feitas pelo gato muito bem, o dono precisa realizar com maior frequência a limpeza da caixa.

3. Sílica

Nessa modalidade, você pode optar entre dois tipos: sílica em forma de cristais ou bolinhas. Ambos são eficientes em mascarar o cheiro e não necessitam de tantas de trocas como os tipos anteriores. Essa vantagem, porém, acabam encarecendo o produto, que é considerado um dos mais caros.

4. Granulada à base de argila

Bastante popular, esse tipo de areia pode ser encontrado facilmente em supermercados e pet shops. Feita à base de bentonita, uma argila altamente absorvente, é possível achar opções perfumadas e sem cheiro. 

A areia granulada, em geral, é muito fina — o que ajuda a empoeirar todo o ambiente. Além dessa desvantagem, algumas opções podem formar uma lama, o que dificulta o processo de limpeza da caixa.

5. Madeira

É feita de madeira pinus, isso significa que ela é biodegradável. Tem uma ótima absorção e controla maravilhosamente os odores indesejados. Sua durabilidade é grande e seu custo é baixo, se tornando um boa opção para os donos de felinos. 

 

Se ficou com alguma dúvida, escreve para gente nos comentários!

Alopecia felina: entenda a queda excessiva de pelos.

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos! 

Até a próxima!
Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *