Alopecia felina: entenda a queda excessiva de pelos

Alopecia felina: entenda a queda excessiva de pelos

Alopecia felina: entenda a queda excessiva de pelos

Alopecia é o termo médico para a queda excessiva de pelos. É uma doença comum, que pode acontecer com os pets. Os gatos podem sofrer com isso por diversas razões, que vão desde à presença de sarna, pulgas, bactérias ao estresse. A patologia possui tratamento, mas é importante que o diagnóstico seja feito por um profissional. Então, evite dar remédios ao seu bichano por conta própria. A automedicação expõe seu amigo de quatro patas a muitos riscos e tende a atrasar o tratamento. Conheça agora os principais motivos do surgimento da queda de pelos em felinos e saiba mais sobre o tratamento.

Alopecia felina: entenda como funciona a queda de pelo no seu animal 

1. Queimadura de sol

O felino sempre deve receber cuidados quando for pegar muito sol. Caso aconteça uma exposição prolongada, o bichinho de estimação pode sofrer com alopecia. Para evitar isso, o dono deve usar filtro solar veterinário. É importante que o produto tenha sido preparado especialmente para animais, já que ele pode lamber e acabar ingerindo-o.

2. Sarna, micose, bactérias ou pulgas

Em todos esses 4 casos, o bichano é estimulado a se coçar com mais frequência - o que pode machucar sua pele e aumentar a queda de pelo.

3. Gravidez ou amamentação

Esses dois momentos causam muito estresse no dia a dia do gatinho, que geralmente gosta de ter uma rotina. Dessa forma, por conta do estresse, o pet pode apresentar a alopecia.

4. Dermatite

Tal enfermidade pode aparecer após o contato do bichano com alguma substância que ele não é tolerante, como tipos de plástico, de metal ou até mesmo remédios aplicados na pele. É possível que a dermatite aconteça quando há um distúrbio neurológico: ansiedade e/ou tédio, por exemplo, que tendem a estimular que o animal se lamba com mais frequência e intensidade. Com isso, uma quantidade maior de pelos é retirada.
Se ficou com alguma dúvida, escreve para gente nos comentários!
Seu gato vomitou? Entenda possíveis causas. Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos! 
Até a próxima!
Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *