5 erros comuns cometidos com cachorros recém-nascidos

5 erros comuns cometidos com cachorros recém-nascidos

5 erros comuns cometidos com cachorros recém-nascidos

 
Ter um filhote em casa pode ser bastante divertido, mas é importante ficar atento à alimentação do cachorro e às suas atitudes no dia a dia, para que ele tenha um bom comportamento e seja saudável. Conheça 5 erros comuns que podem prejudicar o aprendizado e a qualidade de vida do seu pet.

1. Dar bronca sem ensinar

Os cães aprendem por associação, por isso é fundamental ensinar o que eles devem fazer, após apontar o erro.  Os adestradores, de maneira, geral, recomendam que a bronca seja trabalhada com o reforço positivo.Se o pet fizer algo errado, você pode dar a bronca e esperar alguns segundos para ver se ele entendeu. Caso ele não repita o erro, você pode dar uma recompensa. O dono pode seguir com esse comportamento até ele acertar. A recompensa pode ser de várias formas, como comida, brinquedo, carinho, etc.

2. Começar o adestramento só depois que os filhotes completam 6 meses

Apesar de alguns veterinários recomendarem que você só inicie a educação dos filhotes a partir dos 6 meses, o cão começa a aprender desde que nasce. Para evitar cachorros com vícios, é possível começar o treinamento a partir dos 2 meses com profissionais qualificados.

3. Esfregar o focinho do cachorro no xixi e cocô

A recomendação é tradicional e popular. Porém, ao fazer isso, o animal pode ficar com medo do dono, e o problema não ser resolvido. Para resolver, toda vez que o cachorro fizer xixi no lugar certo, é preciso recompensá-lo. Além do instinto, que o atrai a fazer suas necessidades no mesmo lugar pelo cheiro, o bichinho cria uma associação positiva, já que ganhou uma recompensa.

4. Socialização

É fundamental que o cachorro seja vacinado para se proteger das doenças. Mas algumas pessoas dizem que o animal só pode sair de casa aos 5 meses para evitar problemas de saúde. Essa sugestão pode se tornar um problema, pois manter um filhote muito tempo trancado afeta diretamente a socialização e o aprendizado do cãozinho. 

5. Alimentar mal o cachorro

Os pets que comem quantidades e alimentos certos têm uma saúde melhor. Dar muitos petiscos ou misturar a comida dos humanos com a ração, pode desequilibrar a dieta do animal.
Quer mais informações? Confira 5 dicas para cuidar de cachorros recém-nascidos.

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos!

Até a próxima!
Bichos & Caprichos
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *