5 doenças de pele comuns em cachorros

Os problemas de pele, conhecidos também como dermatite canina, podem ser causados por diversos motivos: picadas de parasitas, como pulgas e carrapatos, uso de substâncias na hora do banho, alergias de maneira geral ou desequilíbrio hormonal.

Conheça agora os principais problemas e veja como cuidar do seu pet em cada situação.

5 doenças de pele comuns em cachorros

 5 doenças de pele comuns em cachorros
 

Pulgas e carrapatos

As pulgas e os carrapatos são bastante comuns. A picada desses insetos costumam causar muita coceira e alergias. É importante levar seu cão ao veterinário imediatamente. O médico vai verificar o nível do problema e indicar o melhor tratamento. O ambiente aonde o seu cachorro mora também precisará receber alguns cuidados para eliminar de vez as pulgas e os carrapatos.
 
 

Sarna

O cachorros também podem ter sarnas. Ela pode se manifestar de duas maneiras: queda do pelo próximo aos olhos (demodécica) ou coceira por todo o corpo (sarcóptica). Vale destacar que, nesse segundo caso, a doença pode ser transmitida para os humanos. O tratamento é rápido. Com poucos dias é possível eliminar a doença. Porém, é fundamental que o animal seja levado ao veterinário assim que possível.
 
 

Micoses

Os fungos também podem prejudicar a saúde da pele do seu amigo de quatro patas. Eles são os principais causadores das micoses. Geralmente,  os pets que estão com essa doença apresentam vermelhidão na pele. Quando o cão está com imunidade baixa, torna-se mais fácil adquirir micoses.
 
 

Alergias

Alimentos, coleiras e substâncias químicas são apenas alguns exemplos de produtos que podem causar alergias. É essencial ficar atento ao comportamento do pet. Se ele se coçar muito, vale verificar o estado da sua pele. Leve seu cão ao veterinário para que ele passe o tratamento adequado e busque entender o que causou a doença.
 
 

Estresse ou depressão

Se a saúde mental do seu pet não estiver em dia, sua pele pode reclamar. Nesse caso,  o cão pode começar a se lamber e causar feridas na pele. Além de ir ao médico tratar, é necessário analisar o que pode estar prejudicando a saúde mental do seu bichinho também.
 

Seu pet não tem dormido direito? Veja 5 dicas para fazer seu bichinho dormir bem, no nosso blog.

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos!

Até a próxima!

Bichos & Caprichos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *