4 doenças comuns em cães e como evitá-las

Você sabe quais são as doenças que podem afetar a saúde do seu cachorro? Conheça 4 doenças comuns em cães e como evitá-las para proporcionar uma vida mais saudável e duradoura para seu pet.

Conheça 4 doenças comuns em cães e como evitá-las

Ter um cachorro em casa pode trazer diversos benefícios para você e para a sua família. A Bichos & Caprichos já te deu algumas dicas para você cuidar do seu pet em posts anteriores, mas é importante que você saiba quais doenças podem afetá-lo para poder cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas, da melhor forma possível. 

Conheça 4 doenças comuns em cães e como evitá-las.

Obesidade

A obesidade é um problema que deve ser levado a sério, pois pode prejudicar realmente a saúde do seu pet. É importante que ele coma as porções e as rações adequadas para a sua raça e para o seu porte.

É possível saber se o seu cão está obeso pela sua silhueta. O ideal é que você não consiga ver as costelas, mas que elas sejam palpáveis. Tome cuidado se elas não puderem ser tocadas. Pode ser que seu cãozinho esteja obeso. 

Para evitar a obesidade, sempre o alimente adequadamente e não se esqueça dos exercícios físicos. Levar seu amigo para passear é muito importante. Se você estiver com alguma dúvida sobre a condição física do seu pet, leve-o ao veterinário para receber orientação profissional.


Raiva

A raiva é uma doença popular e temida por muitos. A doença é provocada por um vírus da família Rhabdoviridae, que atinge o sistema nervoso. O principal método de transmissão é a partir da saliva. Assim, o pet pode ser infectado através de uma mordida, arranhão ou lambidela.

Depois de afetar o sistema nervoso, os cães ficam bastante agitados, com espasmos, e buscam locais escuros e escondidos para ficar. Em poucos dias, o animal fica agressivo, passa a salivar muito e costuma perder o apetite. Em alguns casos, os cachorros não ficam agitados, mas sim depressivos e sonolentos. Algumas pessoas chamam esse comportamento de “raiva muda”.

A prevenção da raiva é feita por meio de vacinas. É essencial manter todas as vacinas do seu cão em dia para evitar a raiva e tantas outras doenças. 


Otite

A otite é uma inflamação do canal auditivo, causada por diferentes fatores como alergias ou corpos estranhos no ouvido.

Geralmente, o cachorro fica bastante desconfortável quando está com otite. Ele pode começar a coçar muito as orelhas e a sacudir a cabeça com frequência. O pet pode perder o apetite ou passar a andar com a cabeça inclinada para um dos lados.

Para evitar a otite, é importante manter a higiene do animal em dia. Nos banhos, é de extrema importância usar tampões de algodão e enxugar bem as orelhas do pet. O diagnóstico de otite é feito a partir de exames veterinários. 


Doença de Lyme

A doença de Lyme ou borreliose é um dos problemas de saúde caninos relacionado com carrapatos. A bactéria responsável por essa doença é a Borrelia burgdorferi, transmitida por meio da picada de um carrapato infectado.

Quando a bactéria entra no organismo do pet, pode provocar diversos problemas, inclusive infecções cerebrais. Geralmente, os primeiros sintomas são febre, vômitos, dores abdominais e sonolência.

O tratamento consiste no uso de antibióticos. A melhor forma de prevenir a doença, é evitar o contato do pet com carrapatos. Veja dicas para eliminar pulgas e carrapatos do seu cão.

 

Você sabe quais alimentos seu cachorro não pode comer? Confira aqui e proteja a saúde do seu pet!

Você também é apaixonado por animais? Curta nossa página no Facebook e siga no Instagram, você vai poder acompanhar muito conteúdo interessante sobre cães e gatos!

Até a próxima!

Bichos & Caprichos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *